Soluções em nuvem para gerenciamento de dados

Cloud Computing

Acessar seus dados de qualquer lugar de maneira rápida e segura. Essa é a ideia da computação em nuvem.

Para quem não sabe, as empresas armazenam seus dados em máquinas que são chamadas de servidores. Cada vez que você usa um sistema dentro da sua empresa (seja para o cadastro de clientes, para inserir informações sobre vendas de produtos e serviços ou registrar o histórico dos seus funcionários), é como se o programa pesquisasse esses dados no servidor e trouxesse para a tela do seu computador.

Preservar esses servidores não é tarefa fácil. Além do pessoal capacitado para isso, é necessária toda uma estrutura física para proteger essas máquinas de qualquer ameaça. Inclusive físicas: quedas de energia, alagamentos ou até mesmo incêndios podem acabar com o todo o histórico da sua empresa.

Além disso, existe ainda o desafio de planejamento. Os dados digitais ocupam espaço físico. E aí é necessário um cálculo muito específico: prever o quanto de memória/disco sua empresa vai precisar. Geralmente, por segurança, as empresas decidem disponibilizar muito mais espaço do que elas precisam. Muitas vezes as empresas utilizam somente até 30% da capacidade que o servidor oferece, desperdiçando recursos.

O cloud computing vem para auxiliar nesses desafios. Empresas especializadas armazenam esses servidores em locais especialmente desenvolvidos para isso e disponibilizam seu acesso através da internet. Mais segurança contra ameaças físicas e digitais.

Esse conceito é tão moderno que as novas empresas já nascem dentro desse ambiente. Mas se sua empresa ainda conta com servidores físicos, não tem problema. Existem projetos que permitem a migração para esse cenário. E você ainda pode economizar com isso.

Quer saber mais?
Clique Aqui!